Mensagem – CANÇÃO EM FÉ MAIOR – Pe. Zezinho, scj


CANÇÃO EM FÉ MAIOR

Vou dizer com a maior clareza o que penso sobre música.

É a cobertura do bolo da vida.

O chantilly que o torna mais saboroso

mas é menos importante do que o bolo.

Por isso mesmo, eu nunca disse que minha vida é cantar.

Diga-se o mesmo da canção religiosa.

É a cobertura do bolo da fé.

Mas é menos importante que a Palavra de Deus.

Por isso, às vezes, eu, que fiquei conhecido

por minhas canções, gosto de celebrar sem cantar,

porque Bíblia e Cálice valem mais do que um violão.

Orar é indispensável, cantar não é.

Se música de menos na Igreja é celebração sem alma,

música demais é falta de catequese e de bom senso.

Se tiver que escolher entre a música e a Palavra falada,

escolho a palavra falada.

Entre ser cantor e ser padre, escolho ser padre.

Não sou padre porque canto! Canto porque sou padre!

É um dos muitos serviços que presto ao povo de Deus.

Não pode nem deve ser o único.

Por isso, quando me chamam só para cantar, eu não vou.

O bispo que me ordenou me mandou fazer mais do que cantar.

Aliás ele nem falou em cantar. E não fala.

Que meu testemunho sirva de reflexão

para quem dá excessivo valor à música na Igreja.

Dizem que sou o padre que mais faz canções em todo o mundo.

Então eu tenho alguma autoridade para dizer o que estou dizendo:

que os cantores religiosos não confundam orar com cantar.

Orar é essencial. Cantar continua acidental.

Somos importantes e até necessários,

mas há ministérios mais importantes que o nosso na Igreja.

Que nossas canções não atrapalhem a catequese da Igreja!

Pe. Zezinho, scj

35 anos Cantando a Fé

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

