quero ser catequista, como ensinar?


Quero ser catequista, como ensinar?


Essa pergunta foi feita aqui no blog pelo José Nunes, e começei a pensar como ajudar…

Como ser catequista, como ensinar, como ser um verdadeiro cristão sem palavras vazias, que muitas das vezes acabam deixando os catequizandos mais perdidos do que quando entraram?

Como levar aqueles que nos foram confiados a conhecer, amar e seguir Jesus e a Sua Igreja?

Como tocar os corações com uma mensagem que já têm mais de 2 mil anos?

E fato que em muitos lugares a catequese não têm sido capaz disso. Digo tanto da catequese de crianças quanto de adultos. Não estamos conseguindo tocar os corações! Prova disso é a falta de ministérios, não necessariamente sacerdotais, mas leigos! Quantos catequizandos se comprometem a seguir e ajudar sua igreja? Se fossem 80 % a continuar ainda seriam poucos, mas acredito ser bem menos que isso em alguns lugares.

Mas porquê?

A mensagem que estamos passando está errada? Eu respondo. Não é a mensagem, mas a forma com que a passamos!

O Cristianismo em pouco mais de 300 anos da morte de cristo se tornou a religião oficial do império romano, naquela época o maior império existente, mas paganizado. Mas o que fez todo um império se converter a uma religião que nascerá a tão pouco tempo?

Toda a europa enfrentava as consequências da peste negra, e foi no meio de um tempo tenebroso que os seguidores de cristo sairam para ajudar os mais necessitados. Num mundo onde isso não era visto, a atitude dos cristãos causou espanto. A vontade de ajudar, de servir, tocou o coração das pessoas e mostrou ao mundo um Deus diferente do que conheciam.

Não precisaram fazer grandes discursos. Tocaram os corações com uma arma infalível: O EXEMPLO

O anúncio do Evangelho, o aprofundamento que a catequese busca levar aos catequizandos da palavra ouvida, só têm efeito quando é baseado no exemplo.

Muito mais que levar os catequizandos pra uma sala e ficar 1 hora com eles falando de Deus, é necessário que o catequista seje uma pessoa que faça as pessoas se inspirarem. Que mostre as crianças, jovens e adultos que seguir Jesus é bom. Que estar dentro da igreja é bom!

Que é possível seguir Jesus num mundo paganizado, que parece voltar ao antigo império que ainda não conhecia o Crucificado! Dá mesma forma que a 2 mil anos Nosso Senhor fez de sua vida um exemplo para o mundo, também nós somos convidados a ser muito mais que catequistas, mas verdadeiros cristãos! E sendo cristãos não tem como não ser catequista!

É nossa hora de converter o mundo pelo exemplo!

Ainda muito precisaria ser falado para responder a pergunta acima, e não dá pra colocar tudo aqui. Se gostaram do conteúdo quem sabe não podemos continuar em mais posts. Espero os comentários e sugestões.

Para finalizar fica uma frase que ouvi a muito tempo, mas nunca saiu do coração:

“CATEQUISTAS ENSINAM POR AQUILO QUE DIZEM


POR AQUILO QUE FAZEM


POR AQUILO QUE SÃO!”


About these ads

7 Respostas to “quero ser catequista, como ensinar?”

  1. Marcelo Gomes Moutinho Says:

    Caríssimo amigo Marcelo,

    Você tem brilho para escrever brother. Não conhecia esta sua habilidade.
    A respeito do tema, eu não tenho muito mais a dizer, penso de maneira parecida.

    Me lembro de São Paulo, numa de suas cartas as comunidades, quando diz, que depois de tanto pregar Jesus, sua preocupação era que ele mesmo estivesse vivendo aquilo.

    Ser cristão na atualidade é um desafio. Em alguns lugares do mundo, ainda hoje, parece incrível, mas ainda hoje, se vc diz ser cristão pode morrer imediatamente por força da violência, como é o caso da China e em alguns países da África em Guerra a exemplo do Sudão.

    Enquanto isto, pode-se ser cristão sem nenhuma censura. Ser cristão em alguns lugares em motivo de status. Em raras situações ser cristão pode comprometer nossas vidas nesta sociedade de consumo em que impera o $.

    Reservo que estou falando Cristianismo light.
    Temos, em tempos atuais, café descafeínado, adoçante sem açucar e cristianismo sem o testemunho da cruz.

    Que esta semana Santa me ajude e nos ajude a refletir sobre o cristianismo que estamos vivendo (testemunhando).

    Valeu Marcelo pelo texto. Gostei muito. Se as palavras comovem o testemunho….

    Inté mais.
    Marcelo Moutinho

  2. claudia Says:

    Gostei muito do que li e por acaso entrei neste site para pesquizar algumas mensagens para um encontro que está sendo organizado por mim que sou catequista e mais algumas pessoas onde estaremos trabalhando “o ser do catequista”que também corresponde ao tema do encontro.
    Ouvia muitas catequistas dizerem que seus catequizandos andavam auxentes e isso se tornou uma preucupação e ouvia muito que precizá-vamos atrair as crianças pra catequese.
    Cheguei a um ponto em que disse que não bastava levar crianças à catequese e sim preparar aqueles que irão recebê-las !
    E graças a essa conlcusão estamos iniciando o projeto que vai estar preparando essas catequistas e trabalhando o seu ser.

  3. silvano luiz cordeiro Says:

    muito obrigado pelas dicas marcelo,tenho certeza tudo que li neste site sobre o que é ser catequista vai ser de grande valia.pois faço minha as tuas palavras,pois estou tentando ser um bom catequista.muitissimo obrigado pelas dicas!!!

  4. Jussara Says:

    Procurando por encenação de Natal, encontrei suas palavras…Permita-me apresentar-me: Me chamo Jussara e dedico-me ao trabalho de evangelizar como catequista. Concordo com seu ponto de vista, do “ser catequista”, houve no decorrer dos tempos muitas inversões de valores na sociedade, inclusive no meio cristão. Onde a catequese passou a ter um papel totalmente distorcido para os próprios católicos. Há esforços sendo feitos para a “recuperação” da essência da catequese e consequentemente do catequista, do catequizando, mas muito ainda há de ser feito. Acredito na importância da formação do catequista, pois “gostar” já não é suficiente. É preciso ter consciência do compromisso que o catequizar exige. Assumir uma turma de catequizandos é tornar-se responsável direto por grande parte do que vai ser aquele cristão. E é essa concientização que falta em muitos que se dizem “catequistas” quando na verdade nem da missa participam…Se uma das maneiras de catequizar é através do exemplo, já podemos começar pensando por aí…Que Deus ilumine a todos!

  5. maria alice fernandes Says:

    Vou ser catequista em minha paróquia, e não sei ao certo como devo trablahar com essas crianças que estão sobre minha responabilidade de ensinar a palavra de Deus, gostaria muito se possivel me dizer onde encontro algum material para qu eu possa me nortear. agradeço se antendida for.
    grata
    Maria Alice

  6. Claudia Says:

    Adorei o que li, ainda não sou catequista, mas Deus ja deixou a sementinha em meu coração e sei que em breve atenderei a esse chamado e como diz o texro, eu preciso ser exemplo de vida para as outras pessoas e posso dizer, que tenho passado por grandes provaçoes e se não fosse Jesus, em minha vida, nao sei o que seria de mim, mas persito firme na Fé, sem cessar. Que Deus me capacite e coloque a cada dia, esse desejo em meu coração e que eu possa abraçar com muito amor e carinho. :)

  7. Beatriz Says:

    Marcelo,
    Tenho 14 anos, completo meu Crisma esse ano e pretendo acompanhar minha catequista durante o ano que vem, para então, tornar-me passante da Palavra de Deus para as nossas crianças, o futuro do nosso mundo, também. Sinto que recebi esta missão!
    Acho totalmente correto seu ponto de vista! Realmente é necessário que use-se exemplos para atingir o coração das pessoas.
    Eu, que fiz catequese há pouco tempo, e que hoje sou crismanda, sei muito bem que meus colegas e a maioria dos jovens e crianças que fazem catequese ou crisma, são realmente muito difíceis de serem ”tocados” com A palavra!
    Normalmente passam o encontro todo olhando ao relógio, fazendo brincadeiras, mas ninguém nunca pára realmente para ouvir A palavra!
    Onde quero chegar é que eu, você e todos os catequistas desse mundo querem mostrar às pessoas quem realmente É Jesus Cristo!
    Eu estou entrando para esse desafio que vocês enfrentam. Espero conseguir mostrar quem realmente Ele é! Rezem por mim :D
    Fiquem com Deus, obrigada . beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: